Comprar Livro

PROGRAMAÇÃO DA 3ª JORNADA DE PSICOMOTRICIDADE DO COLÉGIO PEDRO II - 2017

Coordenação: Ricardo CLS. Alves, Kátia Regina Xavier Silva e Katia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer.

Equipe de Apoio: Régis Alexsandro Taveira Teixeira, Gabrielle Macedo da Fonseca, Caroline Helena Cabral, Maria Fernanda Marques da Conceição Borba Carreira, Camila da Silva Perrotta, Izabella Delduque Florencio, Luana Alves Santos, Cleide Ramos da Mota, Milton Felisberto Ribeiro Junior, Yanara Rodrigues Nobre.

Dia 05/10 – Quinta-feira

16:30 – Credenciamento – Entrada do Auditório da PROPGPEC

18:00 – Abertura da 3ª Jornada de Psicomotricidade do CPII - Auditório da PROPGPEC.

Mesa com o Reitor do CPII, Diretores dos Campi São Cristóvão, Pró-Reitora da PROPGPEC, Diretor de Pós-graduação do CPII e o Presidente da Associação Brasileira de Psicomotricidade - Auditório da PROPGPEC.

18:30 - Palestra de Abertura: A importância da Educação Psicomotora na Educação Básica - Auditório da PROPGPEC.

Palestrante: Prof. Gustavo Vasconcelos (Presidente da Associação Brasileira de Psicomotricidade - ABP)

19:30 - Mesa Redonda - Auditório da PROPGPEC.

Tema: A Educação Psicomotora e a questão da inclusão.

Mediadora: Kátia Xavier

Participantes: Sabrina Toledo, Maria Aparecida Lima e Célia Nonato.

21:30 - Encerramento do 1º Dia.

Dia 07/10 – Sábado

8:00 - Palestras (A, B, C e D)

Palestra A: A adolescência - uma questão psicomotora - Sala 206 - Carlos Eduardo de Mattos

Palestra B: A Educação Psicomotora e a Educação Infantil - Sala 207 - Mariana Roncarati.

Palestra C: A Psicomotricidade e família: os vínculos na infância - Auditório - Regina Morizot

Palestra D: Como chegar aos 100 graciosamente - Sala 208 - Beatriz Saboya.

Intervalo: 10:00

10:30 - Oficinas (1, 2, 3 e 4)

1. O real, o simbólico e o imaginário – Espaço Cultural – Nuelna Vieira

2. Como fala o corpo? – Sala 207 – Sabrina Toledo

3. Autismo na Educação Psicomotora – Sala 206. Lincoln Macedo e Davidson Santos

4. A Psicomotricidade como prática transdisciplinar no currículo da Educação Básica – Sala 208

GEPEP-EI Adriana Alves, Camila Perrotta, Cristiane Clemente, Cynthia Rocha, Rosidalva de Abreu e Katia Bizzo

12:30 – INTERVALO DE ALMOÇO

13:30 - Apresentação de trabalhos

Eixo 1 – Educação – Sala 206 - Coordenação da Kátia Regina Xavier Silva

Eixo 2 – Educação Infantil e Psicomotricidade - Sala 207 - Coordenação da Katia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer

Eixo 3 – Inclusão – Sala 208 - Coordenação de Ricardo CLS. Alves

16:00 - Encerramento da Jornada.

 

NORMAS PARA INSCRIÇÕES, REGRAS DE FORMATAÇÃO, PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS E EIXOS TEMÁTICOS

NORMAS PARA INSCRIÇAO DE TRABALHOS

Queridos autores,

É um prazer poder conversarmos sobre questões tão importantes para a Psicomotricidade e a Educação, principalmente no cenário atual que carece de movimentos, falas e escutas sensíveis, mas que mostrem nosso posicionamento crítico frente a todo o contexto educacional brasileiro.

Para a inscrição na 3ª Jornada de Psicomotricidade do CPII (3ª JPCPII), é preciso entrar no site: www.psicomotricialves.com, procurar o espaço da 3ª JPCPII, clicar em inscrições onde abrirá um formulário para colocar os dados do inscrito. Ao final desse formulário no item “Mensagem”, você deverá colocar qual Eixo Temático você se inscreverá.

Quanto à publicação, os trabalhos apresentados na Jornada serão publicados num Bolg da Jornada.

Encaminho por aqui as regras que deverão ser seguidas para que os textos sejam aceitos e provavelmente publicados e informo que essas mesmas regras podem ser consultadas no site: www.psicomotricialves.com

Atenciosamente,

Equipe de organização da 3ª Jornada de Psicomotricidade do CPII

REGRAS DE FORMATAÇÃO*

O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Discussão e Resultados, Conclusões e Referências. Além disso, os textos devem estar no modelo que se encontra para download no fim da página.

O texto devera ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens direita, inferior e superior de 2 cm e esquerda de 3 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, exceto no título que deverá ter corpo 16, tudo justificado. O espaçamento entre as linhas deverá 1,5 cm, conforme a ABNT.

As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. (http://www.normaseregras.com/normas-abnt/)

O texto deverá iniciar com o TITULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Arial, corpo 16, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

Após duas linhas (espaços) do Título, na Identificação, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores em negrito, seguidos abaixo de cada nome os seus e-mails para contato e endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa), em fonte Times New Roman, fonte tamanho 12, alinhados à direita e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas.

A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a relevância/justificativa, os objetivos, métodos, e resultado(s) do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo, grifada em negrito. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.

Logo após o Resumo, seguindo-se a expressão “Palavras-chave”, grifada também em negrito e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

A seção Introdução deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara.

A seção Discussão e Resultados poderá ser intitulada de acordo com o tema apresentado no trabalho, apresentando o desenvolvimento do estudo/pesquisa.

As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária a? boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo, em letra tamanho 11.

A seção Conclusões deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do trabalho de pesquisa.

Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor, em letra maiúscula. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos/obras/livros não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

* É de imensa importância que os textos sigam as regras da ABNT 2017 (as quais podem ser acessadas aqui: http://www.normaseregras.com/normas-abnt/) e o modelo de trabalho pré-determinado (disponibilizado para download abaixo). É necessário ressaltar que os trabalhos que estiverem fora da formatação supracitada serão sujeitos a não serem aceitos para apresentação.

Para efetuar a inscrição do seu trabalho, você deve atentar-se aos prazos definidos e enviar seu trabalho.

PERÍODO PARA ENVIO DE TRABALHO CIENTÍFICO

A 3ª Jornada de Psicomotricidade do Colégio Pedro II estará recebendo inscrições de trabalhos de 14 de agosto à 15 de setembro de 2017.

Os trabalhos devem ser enviados ao email: ricardocoorde@cp2.g12.br

Divulgação dos pareceres dos trabalhos inscritos: de 26 a 29 de setembro de 2017.

EIXOS TEMÁTICOS:

Grupo 1 – Eixo de Educação - Sala 206 – Coordenação da Kátia Regina Xavier Silva

Esse grupo de apresentações tem como objetivo a troca de experiências e o debate sobre as relações da Educação Psicomotora com a Educação. Estamos abertos para trabalhos que tragam o enfoque da discussão para a produção científica na área, as relações entre os participantes do processo educativo, as influências da Psicomotricidade na Educação, a Formação Docente com bases na Psicomotricidade e demais assuntos voltados para este enfoque.

Grupo 2 – Eixo de Educação Infantil e Psicomotricidade - Sala 207 - Coordenação da Kátia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer

Esse grupo de apresentações tem como objetivo a troca de experiências e o debate sobre as relações entre a Educação Infantil e a Psicomotricidade. Estamos abertos para trabalhos que tragam o enfoque da discussão para a produção científica na área, as relações entre o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem, as influências da Psicomotricidade na Educação Infantil e demais assuntos voltados para este enfoque.

Grupo 3 – Eixo de Inclusão - Sala 208 – Coordenação de Ricardo CLS. Alves

Esse grupo de apresentações tem como objetivo a troca de experiências e o debate sobre as relações entre a Inclusão e a Psicomotricidade. Estamos abertos para trabalhos que tragam o enfoque da discussão para a produção científica na área, sobre o desenvolvimento psicomotor, as influências da Psicomotricidade na Educação Inclusiva, a Educação Especial e demais assuntos voltados para este enfoque.




Copyright © 2012 Ricardo CLS. Alves.
Desenvolvido por marcelovictor.com.